A relação da colorimetria com as roupas

As cores são importantíssimas na hora de montar os looks. Você sabe como escolher as cores ideais de acordo com seu tom de pele e como combiná-las?

As cores são importantíssimas na hora de montar os looks. Elas podem valorizar ou desvalorizar seu rosto e corpo, mostrar que tipo de personalidade é a sua e qual é o seu estilo. Apesar do conceito de colorimetria nas roupas ainda ser pouco difundido, é algo que faz toda a diferença quando aplicado à moda.Portanto, é preciso saber fazer as combinações certas para o seu look se destacar de maneira positiva. Mas você sabe como escolher as cores certas de acordo com seu tom de pele e como combiná-las?

O que é a coloração pessoal

Escolher as cores certas pode iluminar seu o rosto e dar um tom suave à sua pele. Por outro lado, quando as cores são mal escolhidas, elas podem ressaltar algo que você não goste muito.

A análise de cores é definida como uma teoria que envolve doze grupos diferentes de coloração, de acordo com as quatro estações da Natureza, ou seja, primavera, verão, outono e inverno. Podem ainda ser separados em tons intensos, profundos ou puros.

Análise de coloração pessoal

São utilizados diversos tipos de tecidos de cores específicas que reagem de acordo com o rosto da mulher. Assim, dependendo da cor e tecido, é possível tanto destacar alguns atributos de beleza como evidenciar alguns defeitos, como marcas de expressão, espinhas, e olheiras.

Por exemplo, quando o tecido utilizado possui as mesmas características da pele da mulher, é possível valorizar todos os traços e as qualidades dela, como se ela tivesse se maquiado.

Qual a sua coloração pessoal

Na consultoria de cores, se consegue saber logo do início qual é a temperatura da pele da mulher, que pode ser quente ou fria. A partir disto, outros fatores são levados em consideração.

Profundidade (tons delicados ou profundos) e intensidade (tons vivos ou opacos) são alguns dos exemplos.Existem outras maneiras de descobrir qual é a sua coloração pessoal.

Uma outra maneira super simples de descobrir sua coloração pessoal, é observar como a sua pele reage à exposição solar. Se sua pele fica avermelhada, provavelmente a cor de sua pele é fria. Se sua pele ficar bronzeada, pode ser porque o tom de sua pele é quente.

Paletas de cores e as estações

Na coloração pessoal, as cores podem ser divididas em paletas sazonais — paleta primavera, paleta verão, paleta outono e paleta inverno — e cada tom de pele é separado em quatro grupos.

Cores ideais para os tons quentes

Confira a seguir como fazer combinações de tons quentes.

Coloração pessoal primavera

São cores que apresentam pigmentos amarelos na sua composição como laranja, coral, pêssego, salmão, marrom, vermelho tomate, mostarda, azul turquesa, verde folha e que combinam entre si. Deve-se evitar o uso de roupas de tons frios, escuros e profundas, como preto, cinzas, ameixa e borgonha.

Coloração pessoal outono

Segundo a tabela de cores, quem possui este tom de pele consegue combinar muito bem cores quentes e terrosas como verde, amarelo, laranja, dourado e marrom escuro. Cores neutras devem ser evitadas como preto, branco e tons pastel.

Cores ideais para os tons frios

Veja como fazer combinações de tons frios

Coloração pessoal verão

Mulheres com esta tonalidade de pele conseguem combinar muito bem com cores suaves e acinzentadas, como azul-bebê, rosa bem clarinho, roxo claro ou lilás e amarelo pálido. Recomenda-se que sejam evitadas cores como preto, laranja e aquelas super vivas.

Coloração pessoal inverno

Geralmente, podem ser combinadas com cores puras e intensas. Alguns exemplos são vermelho, azul royal, verde e pink. Evite cores como dourado e laranja.

Com estas dicas sobre colorimetria, você conseguirá montar looks incríveis combinando peças de roupas e acessórios de acordo com seu tom de pele e a estação do ano. Na MOB você encontra toda a paleta de inverno disponível e diversas opções para o ano inteiro.